Hillary fala sobre programa nuclear do Irã durante visita ao Congresso

03/03/2010 - 13h02

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Na conversa que teve com os presidentes da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a secretária do Departamento de Estado norte-americana, Hillary Clinton, tratou do programa nuclear do Irã e da questão política de Honduras, segundo os parlamentares.

Os Estados Unidos, assim como a Rússia, China, Inglaterra, França e Alemanha querem aplicar sanções internacionais ao Irã por cogitar que o enriquecimento do urânio a 20% tenha o objetivo de fabricar armas nucleares. O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, nega as suspeitas.

Ela disse que o Irã não somente está desenvolvendo armas nucleares visando a Israel como também procurando manter uma hegemonia em todo o Oriente Médio, e também dirigido aos povos árabes. E pediu ao Brasil que colaborasse com a não proliferação de armas nucleares”, disse José Sarney.

Falaram também sobre problemas da América Latina, como o conflito em Honduras. “Ela pediu que se desse apoio ao presidente [Porfírio] Lobo, que foi eleito. E superasse o episódio do ex-presidente Zelaya”, comentou Temer. “Ela pediu ajuda ao Brasil para pacificar as questões internas de Honduras”, completou.

Na visita de apenas um dia que faz ao Brasil, além de tratar da questão do Irã, Hillary vai assinar acordos de cooperação entre o Brasil e os Estados Unidos.

 

Leia:

Sobre programa nuclear do Irã, Lula diz que não é prudente encostar o país na parede