Cônsul do Chile no Rio encontra dificuldades em se comunicar com seu país

27/02/2010 - 19h07





Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio - O cônsul do Chile no Rio de Janeiro, Horácio Del Valle, afirmou que as redes de comunicação com o país estão “absolutamente colapsadas” devido ao terremoto da madrugada de hoje (27), o que torna difícil a tarefa de se comunicar com parentes e amigos naquele país. “Estamos num processo rápido de avaliação dos danos. Ainda temos dificuldade de comunicação. As comunicações telefônicas estão absolutamente colapsadas. Na zona de Concepción, o setor mais atingido pelo terremoto, é praticamente impossível falar com eles”, disse.

Segundo Del Valle, o esforço para a reconstrução do Chile já se iniciou e que boa parte do abastecimento de energia elétrica já foi retomado no país. O Consulado do Chile no Rio de Janeiro está funcionando em esquema especial neste final de semana. O consulado já fechou neste sábado, mas abrirá amanhã às 10h, para atender os cidadãos chilenos e brasileiros que quiserem informações sobre o terremoto.

Del Valle informou que a procura pelo consulado chileno foi grande neste sábado, principalmente por pessoas que querem saber notícias de seus parentes. O cônsul lembrou que o problema encontrado pelos parentes é o mesmo enfrentado pelo consulado por causa do colapso nas comnicações.