Mangueira vai pedir aprovação da PEC da Música em desfile das campeãs

20/02/2010 - 16h37

Paulo Virgílio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira decidiu chamar a atenção dos deputados e senadores brasileiros para a importância da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Música, que tramita no Congresso Nacional.

A faixa de apoio vai ser exibida na noite de hoje (20), durante a apresentação da escola no Desfile das Campeãs do Carnaval Carioca de 2010, na Marquês de Sapucaí. A escola, sexta colocada no grupo especial, teve como enredo este ano A Mangueira é Música do Brasil, uma homenagem aos diversos gêneros da música popular brasileira.

A chamada PEC da Música pretende eliminar os impostos que incidem sobre a cadeia produtiva da música brasileira. A emenda, se aprovada, permitiria a redução dos preços de CDs e DVDs, além de baratear também a venda de música brasileira por meio digital e por telefonia.

De acordo com o deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ), autor da proposta, “a manifestação da Mangueira em prol da PEC da Música seguramente vai chamar a atenção do público e parlamentares para a causa, que precisa de 308 votos para sua aprovação no Congresso”.

Já o presidente da Mangueira, Ivo Meirelles, disse que “como presidente da escola e também músico, não poderia fechar os olhos para essa importante questão”. Segundo ele, “esse é o motivo de a Mangueira homenagear a música e os músicos brasileiros”.