Orgânicos - Agricultores associam respeito ao meio ambiente e aos animais

28/12/2009 - 9h01

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Azia e desconfortoconstante no estômago são sintomas que o agricultorPaulo César de Castro relaciona aos agrotóxicos usadospara impedir o ataque de pragas na lavoura de batatas. “Tinha oestômago ruim o tempo todo. Sempre que ia fazer umapulverização, sentia muita azia”, diz.

O mal-estar causado pela aplicaçãodo veneno foi um dos fatores que levaram Castro a trocar o modeloconvencional pelo plantio de alimentos orgânicos há dezanos. “[Comecei a plantar orgânicos] por medo de sercontaminado ou contaminar alguém com agrotóxico. Se vemna embalagem que é veneno, boa coisa não é”,afirma o produtor.

Depois que começou atrabalhar com produtos orgânicos, conta Castro, o mal-estar“foi sumindo aos poucos e graças a Deus acabou". Ele foi umdos primeiros produtores a aderir à cultura sem defensivos ouaditivos químicos no município de Gonçalves, emMinas Gerais. Com cerca de 5 mil habitantes, o município,localizado na Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, estáse tornando um importante produtor de alimentos.

A preocupação com aconservação do meio ambiente também foi um dosfatores que fizeram com que Castro mudasse a forma de cultivo. “[Oagrotóxico] contamina o solo, contamina a água.Quando você faz uma lavoura muito grande, acaba que em umachuva muito forte desce tudo para as águas. A consciênciapesa”.

A preocupação com obem-estar dos animais também é lembrada por quem optapor alimentos orgânicos, ressalta a veterinária ÍsisMari, autora de uma pesquisa sobre as diferenças entre ovosorgânicos e convencionais. “Quando a pessoa conhece um poucomais sobre o sistema de produção de ovos, fica maissensível à questão do bem-estar animal.”

De acordo com a veterinária,a produção convencional das granjas gera muitosofrimento para as galinhas. Nas granjas, as aves têm o bicocortado para evitar que se machuquem, mas as brigas sãoconstantes devido à falta de espaço. As aves tambémse ferem e deformam os pés nas grades onde ficam presas.

Na criação orgânica,as aves têm mais espaço e sofrem menos, garante a veterinária. Além disso, diferentemente das criadas emgranjas tradicionais, as aves não recebem antibióticose outros remédios para acelerar o crescimento. ÍsisMari diz que, apesar dos resíduos dessas substânciasencontrados nos ovos serem apontados internacionalmente como seguros,os consumidores de orgânicos preferem não ingeri-las.

No entanto, os custos do modo decriação diferenciado, inclusive com a alimentaçãodas aves, acabam fazendo com que os ovos orgânicos custem atétrês vezes mais do que os convencionais. Ísis Maridestaca que as pessoas pagam o preço por causa de seus“ideais”, mas reconhece que os ovos orgânicos nãotêm valor nutricional maior do que os tradicionais.