Economista diz que ainda é cedo para afirmar que país superou a crise

26/12/2009 - 13h23

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Aindaé cedo para afirmar que o Brasil superou a crise quando se analisa asituação da economia do país em 2009. A afirmação é doeconomista Marcelo de Avila. Ele que também faz análise daatividade econômica na Confederação Nacional da Indústria (CNI)entende que existe uma diferença muito grande entre recuperação esuperação.

“Recuperaçãoda crise, está ocorrendo sem dúvida nenhuma. Agora, superação,não".

De fato, se foremobservados indicadores, incluindo os dessazonalizados (que nãoconsideram períodos específicos do ano, como datas festivas) daCNI, o percentual médio da capacidade instalada da indústria era de83% em setembro de 2008, mês que antecedeu a crise no Brasil eperíodo no qual os impactos ainda não estavam materializados. Emoutubro de 2009, mês da última apuração para esse indicador, acapacidade instalada ainda estava no patamar de 80,5%, depois de teriniciado o ano 78,1% e ficar abaixo de 80% até julho.

Marcelode Avila lembra que 2009 pode ser visto sob duas óticas diferentesou dinâmicas de crescimento. Uma mostra que o ano começou emrecessão, porque o primeiro trimestre registrou o segundo PIBnegativo (-3,6 e -0,8 respectivamente) frente ao trimestre anterior.

Poroutro lado, ao serem analisados os dados da Pesquisa IndustrialMensal (PIM) e de produção industrial, além de outros indicadores,dá para observar uma certa recuperação do crescimento.

Ele lembra que defato vem ocorrendo uma recuperação da indústria e na capacidadeinstalada , sendo que isso aconteceu em sete dos dez meses do ano.Existem meses que há uma acomodação, mas é claro há ocrescimento desse indicador e de forma gradual.

“Um exemplo é quea PIM cresceu em todos os dez primeiros meses do ano em 2009. Lógicoque houve uma abrupta queda de aproximadamente 20% nos últimos trêsmeses de 2008, mas a recuperação é consistente”, disse lembrandoque esta não ocorre na velocidade pretendida, mas muita acima do quea maioria dos países.

Umacaracterística importante da economia brasileira, segundo oeconomista, que pode ser percebida, é o vigor dessa recuperação.Para ilustrar o sobe e desce no gráfico, ele diz que muita gentepode imaginar uma recuperação em “W ou WWW”. Marcelo de Avila,no entanto entende que o gráfico pode ser visto mais como “V”,com queda constante e elevação também constante.

“Talvezum V com um pouco de U em baixo, mas a realmente quando você olhaprodução industrial, que foi o setor mais impactado pela crise, eleestá mostrando aí um crescimento mais consistente , não muitoforte mais consistente”, disse. Nesse dez primeiros meses se vocêobservar, dados acumulados até outubro, e comparar com dados dedezembro. Ou seja, pegando toda a variação acumulado no ano jáforam 15% de crescimento na PIM. [se possível colocar link para asegunda matéria que fala de inflação].