Consulta para edital de licitação do trem-bala está no Diário Oficial

18/12/2009 - 13h06

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Foi publicada hoje (18), no Diário Oficial da União a consulta públicapara o edital de licitação do Trem de Alta Velocidade (TAV), tambémconhecido como trem-bala. Até as 15h, a Agência Nacional deTransportes Terrestres (ANTT) deve publicar o texto em sua página na internet.Na proposta para a consulta pública, alguns pontos foram definidos. O trem deverá ter, necessariamente, estações no centro do Rio de Janeiro,no Aeroporto Santos Dumont, na cidade de Aparecida do Norte(SP), no centro de São Paulo, no Aeroporto de Guarulhos, no centro deCampinas (SP) e no Aeroporto de Viracopos, também em Campinas.Alémdisso, outras duas cidades – uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo – devem obrigatoriamente ter estações,mas a escolha ficará a critério do consórcio vencedor. De acordo com odiretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, a maior probabilidade é de quesejam escolhidas Barra Mansa (RJ) e São José dos Campos (SP).Figueiredoexplicou que a escolha de Aparecida como estação obrigatória se deu emfunção do fluxo complementar de passageiros para lá. O turismo religiosoleva milhares de fiéis à Basílica de Nossa Senhora Aparecida, nacidade, no mês de outubro. Segundo o diretor da ANTT, também há grande quantidade de pessoasque vão para a cidade nos fins de semana, o que ofereceria um fluxocomplementar ao dos executivos que se movimentam entre o Rio e São Paulo.“São 7 milhões de pessoas por ano que geram uma pressão enorme sobre otransporte da região. Não podemos deixar de fora [a cidade], já que otrem vai passar por ali”, justificou Figueiredo.A conclusão das obras teráprazo máximo de cinco anos – o que coloca o projeto definitivamentefora da infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014. A expectativa daANTT é de que o leilão seja feito em maio de 2010, com a participação de empresas do Japão, da Coréia do Sul, China, França, Áustria, Espanha e Alemanha.Outranovidade do edital publicado hoje é que o teto para a tarifa foireduzido de R$ 0,60 para R$ 0,50 por quilômetro. Deacordo com Figueiredo, o preço da tarifa não era uma preocupação para ogoverno porque imaginava-se que a concorrência com o transporte aéreo eo rodoviário faria o preço da passagem do trem-bala cair. “Mas aí nósobservamos que se um desses outros modais sair da competição, porquestões de concorrência mesmo, o monopólio do trem pode fazer a tarifasubir muito. Daí preferimos garantir um preço-teto menor”, explicou odiretor.Com esse valor, a passagem do trem direto do Rio para ocentro de São Paulo custaria em torno de R$ 200. Mas a expectativa deFigueiredo é que o preço fique em torno de R$ 180 em função daconcorrência com o preço promocional usado habitualmente pela aviaçãopara a ponte-aérea. O tempo máximo da viagem entre as duascapitais será de 1 hora e 37 minutos, e o consórcio será obrigado adisponibilizar linhas diretas a cada 20 minutos nos horários maischeios do dia.