Ministro diz que isenções não devem ser concedidas em 2010

17/12/2009 - 19h10

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Apósfazer o anúncio de mais um incentivo fiscal, desta vez para o setorde motocicletas, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou queesses benefícios sejam concedidos em 2010. “Certamente no próximoano não teremos todos esses anúncios, porque a economia estará emfranca recuperação”, disse ele, acrescentando que o país devemanter o ritmo de crescimento entre 4,5 e 5%.

Segundo oministro, as perspectivas para 2010 são muito boas e não haveránecessidade de intervenção do governo na economia. “A economiacaminhará com suas próprias pernas”, afirmou.

De acordocom Mantega, apenas dois setores da economia não haviam serecuperado da crise e tiveram que ser beneficiados com a isenção: ode motos, cujas medidas foram anunciadas na tarde de hoje (17), e ode móveis, que recebeu estímulos econômicos recentemente.

“Vamoster, certamente, um Natal muito bom para a família brasileira, paraa família com renda suficiente para comprar os presentes de Natal,trocar de carro, comprar eletroeletrônicos, comprar móveis e tambémcomprar a sua moto nova”, disse Mantega, citando setores que forambeneficiados por incentivos do governo este ano.

Oministro também afirmou que vê de forma “benigna” a questão docâmbio para 2010 e que não acredita em sobrevalorização da moedanacional ante o dólar. “Agora, pelas próprias condições domercado, a tendência – posso estar errado porque em matéria decâmbio a gente sempre pode errar – é de que não haja nenhumasobrevalorização do real.”