Mercado interno continuará sendo prioridade dos investimentos da indústria em 2010

17/12/2009 - 14h04

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Nãoserá em 2010 que o mercado mundial receberá mais dos investimentosplanejados pela indústria brasileira. Segundo a Confederação Nacionalda Indústria (CNI), 45,2% das empresas nacionais investirão principalmente nomercado interno e 29% exclusivamente nele. Osdados constam do estudo Investimentos na Indústria, divulgado hoje (17)pela CNI. “É preocupante ver que apenas 5,2% das empresasinvestirão principalmente no mercado externo, porque isso envolvequestões que influenciam negativamente na competitividade da indústrianacional”, afirma o coordenador de Pesquisa e Sondagem da CNI, RenatoFonseca. De acordo com CNI, 20,7% das empresas investirão“igualmente” nos mercados interno e externo, e nenhuma das empresaspesquisadas tem como alvo "apenas o mercado externo”.“Essatendência foi prevista e se deve tanto à valorização do real em relação aodólar quanto, evidentemente, ao impacto da queda de demanda do mercadoexterno”, explica Fonseca. A CNI não mensurou o peso de cada um dessesfatores para o cenário atual. “Mas sabemos que atualmente a retração dademanda externa prejudica mais do que a oferta de crédito”, acrescenta. Oestudo da CNI abrange 350 empresas – 24 pequenas, 146 médias e 180de grande porte – responsáveis por 21% do PIB (Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) brasileiro. O levantamento foi realizadaentre 20 de novembro e 4 de dezembro.