Campanha defende mudança da mentalidade dos brasileiros sobre crianças de rua

16/12/2009 - 13h05

Da Agência Brasil

Brasília - O movimento CriançaNão é de Rua lança hoje (16) em Belo Horizonte a campanha de mesmonome, com o objetivo de mudar a cultura do brasileiro de aceitarcrianças morando nas ruas. Segundo o coordenador nacional dacampanha, Adriano Ribeiro, a maioria das instituições brasileirasque trabalham com menores de rua é de iniciativa de estrangeiros.“É curioso que amaioria dessas instituições no Brasil são fundadas porestrangeiros. Nós brasileiros precisamos até mudar um pouco essanossa mentalidade, essa nossa cultura de aceitar crianças morandonas ruas”, afirmou o coordenador.De acordo com Ribeiro,em Belo Horizonte se encerra a primeira etapa da campanha, quepercorreu todas as capitais reunindo o Poder Público, o sistema degarantias dos direitos infanto-juvenis, que é formado peloMinistério Público, pelos conselhos tutelares, conselhos dedireito, pelas varas da Infância e da Juventude, e todas asorganizações da sociedade civil que trabalham e que acolhem ascrianças e adolescentes. “A campanha nacionalé formada à medida que os seminários foram acontecendo, as pessoasassinam a carta de adesão se comprometendo, com ações. A campanhanacional é uma luta permanente, para que o governo brasileiro façauma pesquisa nacional, porque cada estado tem seus dados, a partir deconceitos e metodologias diferentes.O balanço da avaliaçãodos seminários será feito durante o 1º Seminário Nacional CriançaNão é de Rua, que será realizado em 2010, provavelmente emFortaleza ou Distrito Federal.