Queda do dólar leva produto brasileiro a perder mercado para asiáticos na América Latina

15/12/2009 - 13h53

Enio Vieira
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), ArmandoMonteiro Neto, disse hoje (15)que os produtos brasileiros estão perdendo vendas nospaíses da América Latina para os asiáticos. Segundo ele, um dos motivosé a recente e forte valorização do real em relação ao dólar, o queencarece os produtos feitos no Brasil. “O mundo vive um períodoatípico, com juros negativos nos Estados Unidos, que levam osinvestidores a aplicar recursos em países emergentes, valorizando aindamais as moedas locais, como o real”, afirmou Monteiro, ao divulgar asprojeções da indústria para 2010.Monteiro avaliou que acobrança de imposto sobre o investimento estrangeiro (IOF) teve umpapel importante de frear a valorização do real. Com isso, disse ele, acotação ficou próxima de R$ 1,70. “O desafio é conviver com essa taxade câmbio mais valorizada nos próximos anos.” De acordo com Monteiro, aindústria tem uma incerteza com as exportações brasileiras e osinvestimentos das empresas para manter um crescimento sustentado nospróximos anos. A estimativa para 2010 é de expansão de 6% a 7%.“Neste ano, deve haver uma queda de 4% a 4,5% na atividade industrial.”