Presidente do BB confirma negociações com Banco da Patagônia

15/12/2009 - 0h50

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidentedo Banco do Brasil, Aldemir Bendine, confirmou hoje (15) que ainstituição mantém entendimentos para firmar parceria com o Bancoda Patagônia, argentino, ou comprá-lo. A notícia foi veiculadaontem (14) na imprensa argentina.

SegundoBendine, também há negociações com outras instituiçõesfinanceiras da América Latina e de “outros mercados”. O bancoargentino tem cerca de 170 agências, com concentração em BuenosAires, e 75% das contas são de convênios de pagamentos de saláriose benefícios.

“Não háuma conversa mais organizada. É uma conversa de prospecçãonegocial”, afirmou Bendine.

Segundo ele,o banco adotou uma estratégia de internacionalização. A ideia éatender brasileiros e empresas brasileiras no exterior. Ele destacouque o crescimento de volume e de diversificação do comércioexterior brasileiro requer a presença do banco fora do país.

De acordo comBendine, há 184 empresas brasileiras clientes no Brasil que atuam noexterior. O banco quer ter presença maior com atividade completapara atender pessoas jurídicas e físicas, com concessão deempréstimos e moeda local.

No Brasil,Bendine acrescentou que ainda está em negociação com o governo doDistrito Federal (GDF) para comprar o Banco de Brasília (BRB).Segundo ele, ainda não há acordo quanto a preço. “É uma agenda[de negociação] que já foi e voltou. Ainda não há umaconvergência de número”.

Para Bendine,a crise política no GDF não afetará os entendimentos, uma vez que a“negociação se dá com a Secretaria da Fazenda” e nãodiretamente com o governador,  José Roberto Arruda. Bendineargumentou que o BRB está perdendo valor à medida que o tempo passaporque “o  maior ativo do BRB é a folha de pagamentos do GDF"e a partir de janeiro de 2012, os servidores públicos poderão optarlivremente em qual banco receberão seus pagamentos.