Mudança climática é o tema do momento, afirma presidente

07/12/2009 - 7h35

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (7) quea mudança climática é “o tema do momento”. Nodia em que começa a 15ª Conferência dasNações Unidas sobre Mudanças Climáticas(COP-15), ele avaliou que o Brasil está “em boa situação”por ter apresentado voluntariamente uma proposta de reduçãode emissão de gases de efeito estufa.

Atéo próximo dia 18, negociadores de mais de 190 países vão buscar um consensosobre o novo acordo climático para complementar o Protocolo deQuioto depois de 2012. Além de governos, participam do eventorepresentantes de organizações nãogovernamentais, observadores internacionais e ativistas de todo omundo.

Emseu programa semanal Café com o Presidente, Lulalembrou que o assunto foi discutido durante toda a semana em suasvisitas a Portugal, à Ucrânia e Alemanha. Ele voltou aafirmar que a decisão brasileira de reduzir entre 36,1% e 38,9% as emissões até 2020 abriram caminho para quepaíses como os Estados Unidos e a China também apresentassempropostas.

“Achamosque os países vão se colocar de acordo porque épreciso ter um número para diminuir as emissões, épreciso ter financiamento para o sequestro de carbono, e, sobretudo,é preciso ter financiamento para que a gente ajude os paísespobres a terem um desenvolvimento sustentável, mas sólido.Temos que tomar uma decisão agora e começar a trabalharpara diminuir o aquecimento global”, disse.