Evo Morales se declara reeleito na Bolívia

07/12/2009 - 8h04

Da Agência Brasil

Brasília - As pesquisas de boca de urna após as eleições desse domingo (7) naBolívia indicam que o atual presidente, Evo Morales, obtevea maioria dos votos – entre 61% e 63%. Segundo as sondagens, eleainda teria aumentado o percentual de votos em regiões queforam fortes opositoras durante o seu primeiro mandato, como osdepartamentos da chamada “meia-lua” [região que reúne os estados de Santa Cruz, Tarija, Beni e Pando], no leste do país. Asinformações são da BBC Brasil.

Aindaontem, Morales já afirmou que foi reeleito com respaldopopular recorde nas urnas e que o resultado mostra que o projeto demudanças não é mais só de um partido, masda maioria dos bolivianos. O líder disse ainda que o “triunfodos bolivianos” é “um justo reconhecimento aos governos epovos anti-imperialistas”.

Seas projeções de boca de urna forem confirmadas, osvotos para Morales terão aumentado em cerca de 10%. Em 2005,ele foi eleito com 53,7% dos votos. O novo mapa políticoindicaria que Morales teria recebido votos de diferentes classes sociaise não só das comunidades indígenas – querepresentam cerca de 50% do país.

Moralesfoi o primeiro indígena a chegar ao poder e agora pode tersido reeleito com maioria no Congresso Nacional. Pela primeira vez naBolívia, os eleitores foram recadastrados, subindo de cerca de3 milhões para mais de 5 milhões. Houve ainda a estreiada votação no exterior e do sistema biométrico,com cada cédula de papel - mostrando foto, digital eassinatura do votante - ratificada na hora da votação.As mudanças não permitiram, porém, que aapuração oficial fosse acelerada.