Campanha incentiva discussão sobre mudanças do clima

07/12/2009 - 15h49

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O Observatório doClima, rede brasileira de organizações não governamentais emovimentos sociais dedicados ao estudo de mudanças climáticas,encerra hoje (7) a campanha 1 Minuto Pelo Clima, cujo objetivo é promover a mobilização da sociedade para a questão do aquecimentoglobal.Um resumo das mensagensserá entregue pelo Observatório do Clima ao presidente Luiz InácioLula da Silva esta semana, em Copenhague, na Dinamarca, onde adelegação brasileira participa da 15ª Conferência das NaçõesUnidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15) até o próximo dia 18. Oencontro visa a elaborar um acordo em substituição ao Protocolo deQuioto, cuja vigência termina em 2012.Até esta manhã, acampanha recebeu 111 vídeos, enviados por pessoas de diferentesfaixas etárias e de todas as regiões do país. O coordenador dedivulgação da campanha, Jaime Gesisky, disse à Agência Brasilque o resultado foi muito representativo, tendo em vista adificuldade enfrentada por um número considerável de pessoas empostar um vídeo na ‘internet’. “A gente percebe que há aindaum processo de educação digital em curso no Brasil.”Profissionais liberais,artistas, poetas, camelôs e estudantes foram alguns cidadãos queenviaram suas mensagens para a campanha por meio de celulares ecâmeras caseiras de filmagem. Gesisky avaliou que a populaçãomanifestou sua preocupação em relação a um acordo efetivo doclima, dando um recado para o governo brasileiro.“Mostrar ao governobrasileiro que a população tem um interesse na questão climática,que ultrapassa os aspectos mais intelectuais e científicos dasociedade. A população tem uma ansiedade, tem uma expectativa emrelação a isso que a gente queria mostrar de uma maneiraespontânea”, assinalou Gesisky.O resultado foi umrecado político para o governo. “É um cyberativismo que a genteestá trazendo para o Brasil”, disse ele. Com a campanha demobilização popular, o Observatório do Clima quer tentar influirna elaboração das políticas públicas brasileiras, pedindo umacordo climático e empenho do governo.“O governo já estábastante empenhado na solução desse problema. Deu sinais vigorososnesse sentido, quer encaminhar uma solução e influenciar tambémnos outros países”, salientou Gesisky. Ele acredita que areceptividade do governo à campanha será muito boa. “É umrespaldo a mais para o governo tomar uma decisão mais à frente econtinuar empenhado em chegar a um acordo.”O Observatório doClima percebeu que os brasileiros querem soluções para o seu dia adia. “Eles acreditam que têm uma participação importante no diaa dia. Muitas pessoas falaram em redução do consumo, economia deenergia, que são fatores que acabam impactando de maneira positivaas mudanças climáticas”, disse o coordenador de divulgação dacampanha.Gesisky revelou que acampanha terá desdobramentos ao longo do ano que vem. Ela resulta dacampanha internacional Visões Globais pelo Clima, realizada emsetembro passado em 39 países. Depois disso, essas nações, aexemplo do Brasil, desenvolveram campanhas nacionais sobre asmudanças climáticas.O Observatório doClima trabalha com a disseminação de informações nessa área,elaborando sugestões de políticas públicas locais de mudançasclimáticas para estados e municípios. A campanha 1 Minuto PeloClima contou com a adesão de emissoras de televisão educativas,como a TV Brasil, a TV Cultura e TV Futura, e comerciais,como as redes Record e Globo.