Governo apoia comercialização de 500 mil toneladas de milho de Mato Grosso

04/12/2009 - 0h08

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Ministério da Agricultura realizará napróxima quinta-feira (10), por meio da Companhia Nacional de Abastecimento(Conab), um leilão do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), para apoiara comercialização de milho de Mato Grosso. Ao todo serão ofertadas 500 miltoneladas do cereal.

Em 2009, o ministério apoiou a comercialização de 6,3milhões de toneladas de milho do estado. Osprodutores  mato-grossenses do cereal reclamam, desde o meio do ano, dos preçosvigentes na região, abaixo do valor mínimo de garantia estabelecido pelogoverno, e também da falta de locais para estocar o produto.

O Pepro garante ao agricultor a venda de seuproduto pelo preço mínimo de garantia. Para isso, o governo paga a diferençaentre o preço de mercado e o preço mínimo, caso o primeiro seja inferior. Asubvenção é paga diretamente ao produtor, que deve participar do leilão etambém se responsabilizar pela documentação comprovando a operação.Além dos leilões, a pasta liberou R$ 80 milhões para a Aquisição do GovernoFederal (AGF) do milho de produtores que já depositaram o cereal em armazéns credenciadospela Conab. A operação garante mais 316 mil toneladas de milho para os estoquespúblicos do governo federal.