Desigualdade regional é responsável por um terço da diferença de renda entre brancos e negros

03/12/2009 - 10h34

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Estudodivulgado hoje (3) pelo Instituto de Pesquisa EconômicaAplicada (Ipea) revela que a desigualdade regional é responsávelpor cerca de um terço da diferença de renda domiciliarper capita entre brancos e negros no país.

Deacordo com o documento, as regiões maisricas do Brasil meridional apresentam maior porcentagem depessoas brancas do que as do Brasil setentrional. “Do Oiapoque aoChuí, a população embranquece e a rendaaumenta”, informa o Ipea.

Segundo o estudo, de2004 a 2008 a diferença entre as rendasmédias dos negros e dos brancos brasileiros aumentou R$ 52,92, como efeito da elevação global do nível de renda. Mas a distância entre negros e brancos diminuiu - a renda dos brancos deixou de ser 2,15 vezes maior e, agora, é 1,99. 

Dadosda Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) de 2008mostram que a desigualdade brasileira caiu 9,7% desde 2004. Cerca de31,5% dessa queda pode ser atribuída à reduçãoda desigualdade entre grupos raciais, que foi de 13%.  Adesigualdade entre regiões caiu 12,6%, sendo responsávelpor 22,4% do total.

OIpea alerta que juntas, a desigualdade entre regiões e adesigualdade racial respondem por algo entre um quarto e um quinto dadesigualdade de renda domiciliar per capita de todo o país. Em 2008, esses dois índicesrespondiam por 22,3%, sendo 5,7% de desigualdade racial dentrodas regiões e 16,6% de desigualdade regional.

O técnico responsável pela área de desigualdade racial no estudo,Rafael Ozório, lembrou que o racismo e a discriminação são causasimportantes da  desigualdade racial no Brasil, mas não são as únicas. “Agente tem que olhar para outras coisas, como o elevado nível dedesigualdade regional. Políticas específicas para a população negra sãonecessárias, mas não são suficientes”, disse.