Empresas que mais recebem reclamações podem ser chamadas a prestar esclarecimentos

02/12/2009 - 16h30

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Empresas que maisreceberam reclamações sobre atendimento poderãoser convocadas pelo Departamento de Proteção e Defesado Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça paraprestar esclarecimentos e listar asprovidências para resolver os problemas. Hoje (2) o Ministério da Justiça divulgou ranking com as empresas que mais receberamreclamações por parte dos consumidores.A lista, chamada deCadastro de Reclamações Fundamentadas, é composta pelas 30 empresasque mais tiveram queixas por parte de consumidores e que não responderam às reclamações. Das cincoempresas que estão no topo da lista, quatro fazem parte dosetor de telecomunicações. Em primeiro no ranking está a Oi/BrasilTelecom, que recebeu quase 6 mil reclamações. Destas, 3.164 foram atendidas e 2.808não foram atendidas.“É importanteque eles venham e possam informar a sociedade sobre as providênciasque vão tomar para reduzir as reclamações e pararespeitar os consumidores”, afirmou o diretor do DPDC, RicardoMorishita.Ele ressaltou que aárea de telecomunicações é um setorregulado pelo Poder Público que deve se preocupar também com asquestões relativas ao consumo. “É fundamentalque o processo regulatório seja cada vez mais efetivo e oefeito atinja a todos os consumidores”, disse.Outro setor que tambémteve um grande número de reclamações foi ofinanceiro. Das 30 empresas que fazem parte do cadastro, oito fazemparte desse setor. O Itaú/Unibanco foi o que recebeu o maior númerode reclamações, 4.360. Destas, 1.563 não foramatendidas.Morishita disse que o cadastro é importante para que o consumidor tenha preservado o seu direito de escolha. Além disso, o ranking também irá auxiliar o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor averificar quais os setores que mais têm causado mais problemas aos consumidores.O cadastro teve comobase 104,8 mil reclamações feitas aosprocons de setembro de 2008 a agosto de 2009 e que não tiveram uma solução imediata.Durante a elaboração do cadastro, mais de 714 milpessoas foram atendidas. O cadastro com o nome das empresas pode ser acessado no link: http://www.mj.gov.br/SindecNacional/reclamacao.htmlA reportagem tentou entrar em contato com a Oi/Brasil Telecom e com o Itaú/Unibanco, mas ainda não obteve resposta.