Vendas e emprego na indústria crescem no Rio de Janeiro

01/12/2009 - 20h55

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - As vendas reais da indústriafluminense cresceram 10,51% em outubro deste ano em comparaçãoa setembro, mostrando uma expansão, em termosdessazonalizados, isto é, retirados os efeitos sazonais doperíodo, de 9,64%, o melhor resultado em 2009.

O dado consta doboletim Indicadores Industriais, divulgado hoje (1º) pelaFederação das Indústrias do Estado do Rio deJaneiro (Firjan). Para o chefe da Divisão de EstudosEconômicos da entidade, Patrick Carvalho, a expectativa éde manutenção da trajetória de crescimento daprodutividade industrial até o fim do ano, “confirmando oprocesso de recuperação econômica do estado doRio de Janeiro, a exemplo do que ocorre no Brasil”.

O setor de máquinas,aparelhos e material elétrico puxou o aumento das vendas emoutubro, com alta de 39,5%. Na comparação com outubrodo ano passado, entretanto, o indicador de vendas reais da indústriafluminense revela uma retração de 10,4%. O mesmo ocorreno acumulado janeiro/outubro deste ano, quando foi registrada umadiminuição nas vendas de 17,9%.

Em relaçãoao pessoal ocupado, outubro mostrou uma expansão de 0,4%. Foio sexto mês consecutivo de aumento do emprego na indústriado Rio de Janeiro, com a abertura de 1.700 postos de trabalho.

Patrick Carvalho disseà Agência Brasil que esse comportamento énatural. “Se a indústria vende mais, ela produz mais e estácontratando mais. Ou seja, é uma situação em queganham todos. Ganha o empregador e o empregado”, afirmou.