Cidade gaúcha tem 90% de casas destelhadas por causa de temporais

01/12/2009 - 19h11

Da Agência Brasil

Brasília - Temporais e ventos de mais de 100 quilômetros por hora (km/h) atingiram fortemente a região noroeste do Rio Grande do Sul ontem (30).

Os três municípios mais castigados pelos ventos foram Santo Cristo, Crissiumal e Esperança do Sul. Em Santo Cristo, os fortes ventos chegaram  a arrancar a cobertura de prédios e cerca de 90% das casas ficaram destelhadas. Já em Crissiumal e Esperança do Sul, a força da tempestade derrubou árvores e postes deixando os municípios sem energia elétrica e água.

O prefeito do município de Santo Cristo, José Luiz Seger, afirma que 70% da cidade ficou sem energia elétrica. "A perspectiva é que até amanhã (2) tudo esteja normalizado, tanto em relação à falta energia quanto a de água.”

De acordo com a Defesa Civil do estado, 104 municípios já decretaram situação de emergência no Rio Grande do Sul, desde 13 de novembro quando as fortes chuvas tiveram início. Mais cinco municípios decretaram estado emergencial hoje (1º):  Esperança do Sul, Miraguaí, Erval Seco, Soledade e Estrela Velha.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil recomenda à população que evite áreas de alagamentos. A Defesa Civil também alerta para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras.

Na próxima quinta-feira (3), uma comitiva do governo gaúcho irá entregar um pedido ao governo federal para liberação de parte dos R$ 162 milhões prometidos pelos minitros que estiveram reunidos com a governadora Yeda Crusius e sobrevoaram a região no último sábado (28). A comitiva, instituída pela governadora e liderada pela secretária-geral do governo, Ana Pellini, também irá entregar documentos sobre a situação dos municípios atingidos pelos tornados e pelas tempestades.