União Europeia elogia clima de tranquilidade durante eleições em Honduras

30/11/2009 - 0h15

Da Agência Brasil

Brasília - AUnião Europeia elogiou hoje (30) o clima “pacíficoe e calmo” durante as eleiçõespresidenciais em Honduras ontem (29). O bloco não informou, entretanto, se vai reconhecer o resultado do pleito. As informaçõessão da agência portuguesa Lusa.

Oporta-voz da União Europeia, Lutz Güllner,destacou apenas que, a partir de agora, é importante que todasas partes intensifiquem esforços de diálogo paraencontrar uma solução pacífica para a crisepolítica que se instalou no país.

OsEstados Unidos – principal parceiro comercial de Honduras – jáhaviam manifestado reação semelhante à do bloco ao reconhecer a eleição como “um importante passo paraa frente”, mas ressaltando que há “um trabalhoconsiderável” para reestruturar a ordem democráticaconstitucional no país.

Deacordo com a BBC Brasil, no início da manhã, o resultado da apuração dequase dois terços das urnas já indicava a eleição do candidato conservadorPorfírio "Pepe" Lobo, opositor do presidente depostoManuel Zelaya, com quase 56% dos votos.

Maisde 60% dos eleitores compareceram às urnas, apesar de campanhaspor abstenção promovidas por simpatizantes de Zelaya,que defendeu a anulação do pleito.