Lula: na crise, provamos que papel do Estado é fundamental

30/11/2009 - 7h55

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (30) quequalquer um que acompanha o cenáriopolítico-econômico internacional sabe que o mundo estásaindo da crise. Segundo ele, o Brasil provou, durante o períodode instabilidade econômica, que o papel do Estado éimportante e que o mercado não resolve tudo.

“O Brasil tomou todas as medidas para que a gentepudesse ser o último país a entrar na crise e ser oprimeiro a sair dela, e ter um crescimento extraordinário comoestamos tendo nessa fase do ano. Mas o país precisa se mantertranquilo, porque 2010 será um ano muito importante.”

No programa semanal Café com o Presidente, Lulacomentou ainda sua participação na 19ª CúpulaIbero- Americana nesta semana, com destaque para o conhecimento e ainovação. “Essa também é uma áreaque o Brasil está muito bem”, afirmou, ao enfatizar oPrograma de Aceleração do Crescimento (PAC) da Ciênciae Tecnologia, que prevê investimentos de R$ 41 bilhõesaté 2010.

Lulapediu que micro, pequenas e médias empresas invistam eminovação e ressaltou que esta é a única forma decompetir em um mundo globalizado, sobretudo nas exportações.Ele ressaltou ainda que os empresários brasileiros estãopreocupados uma vez que o país conta com poucas empresas quediscutem inovação.