Contagem parcial de votos dá vitória a opositor de Manuel Zelaya

30/11/2009 - 8h24

José Donizete
Enviado Especial
Tegucigalpa (Honduras) - O candidatoconservador Porfírio "Pepe" Lobo, opositor do presidentedeposto Manuel Zelaya, venceu as eleições presidenciais de ontem(29) em Honduras. Segundo a BBC Brasil, a apuração de quase doisterços das urnas dá a Lobo quase 56% dos votos. As autoridadescalculam que mais de 60% do eleitorado compareceram às urnas, apesarde campanhas por abstenção promovidas por simpatizantes de Zelaya,que defendeu a anulação do pleito. Em seu discurso de agradecimento, o candidato doPartido Nacional de Honduras afirmou que no país "não hávencedores ou vencidos, ganhou o povo hondurenho".Duas horas depois do fechamento dasurnas, foram divulgados os primeiros resultados das pesquisas deboca de urna. O candidato Porfírio Pepe Lobo saiu na frente com maisde 55% dos votos, contra 39% dados ao candidato do Partido Liberal,Elvin Santos.As eleições ocorreram sobolhares atentos de homens do Exército e da Polícia Nacional, comotem acontecido desde 28 de junho, quando houve o golpe de Estado quedepôs o presidente eleito Manuel Zelaya. A presença nas ruas doExército e da Polícia Nacional se tornou parte do dia a dia doscatrachos - como se tratam os próprios hondurenhos. Logocedo, os primeiros eleitores faziam fila na porta dos centros devotação.  Os primeiros a chegar a um dos maiorescentros de votação da capital, o Ginásio Olímpico, disseram àAgência Brasil que queriam exercer logo o seu dever dedemocrata.Em Honduras, não há urnas eletrônicas como noBrasil. Ontem, os eleitores marcaram seus votos em três cédulasgrandes de papel que tinham os nomes e as fotos de todos oscandidatos - uma para presidente, outra para deputados e outra paraprefeitos.O processo de votação no paísé lento e complicado e, no final, os eleitores ainda têm o dedotingido. É uma prática antiga nas eleições hondurenhas paraevitar fraudes como a votação duas vezes.

Inicialmente, eram poucos oseleitores nos centros de votação da capital, somente no horário doalmoço o movimento aumentou. Nas ruas, quase vazias, não foiregistrada qualquer manifestação da Frente de Resistência aoGolpe, nem nada que pudesse representar uma festa da democracia, comoafirmavam, durante todo o dia, representantes do governo golpista ecandidatos.

Uma movimentação maior ocorriaapenas nas proximidades dos locais de votação, onde a boca-de-urnaera feita, apesar de os cabos eleitorais negarem. Eram postosautorizados pela Justiça Eleitoral, montados pelos partidos paraauxiliar os eleitores sobre os locais de votação. A reportagemflagrou cabos eleitorais entregando santinhos de candidatos, o que éproibido.