Governo capixaba começa a desativar contêineres usados como celas

26/11/2009 - 21h23

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O governo do Espírito Santo começou hoje (26) a desativar os contêineres usados como celas no presídio do Bairro Novo Horizonte, na cidade de Serra, a 27 quilômetros da capital, Vitória, como havia prometido no mês passado. Os presos que ainda eram mantidos nas celas metálicas foram transferidos para o Centro de Detenção Provisória (CDP) do município, inaugurado em agosto.

“Desativamos hoje as celas metálicas e, amanhã [27], começa o processo de demolição delas”, explicou à Agência Brasil, por telefone, o secretário de Justiça do Espírito Santo, Ângelo Roncalli.

De acordo com o secretário, outras unidades prisionais do estado ainda abrigam detentos em contêineres, mas Roncalli não soube precisar quais e quantas são elas.

“Ainda há outros presos em contêineres, mas em situação diferente da de Novo Horizonte. Além disso, temos o compromisso de acabar com todos [os contêineres] até agosto de 2010”.

Roncalli voltou a dizer que o estado adotou as celas metálicas em 2006, “por uma questão de necessidade”. Segundo ele, na época, esta foi a solução encontrada pela Secretaria de Segurança Pública para enfrentar um problema que atinge a todo o país, a superlotação de cadeias e presídios.

“Na época, não havia outra solução. A partir daí o governo adotou uma série de medidas para construir novas prisões, mas essa medida teve que ser adotada como algo provisório. Acontece que a população carcerária continuou crescendo e essas celas metálicas tiveram que ser mantidas até hoje”, justificou o secretário.