Sobe para 48 o número de municípios em situação de emergência no Rio Grande do Sul

25/11/2009 - 18h00

Da Agência Brasil

Brasília - As chuvas no Rio Grande do Sul  levaram hoje (25) mais três municípios a decretar situação de emergência. A Defesa Civil divulgou que os municípios de Caçapava do Sul, Cerrito e Manoel Viana declararam situação emergencial por causa das fortes chuvas e vendavais. Agora o estado soma 48 municípios que estão nessa condição.

Os municípios Caçapava do Sul e Manoel Viana foram afetados por enxurradas, enquanto Cerrito foi atingida por enchente. O número de residências danificadas no estado passa de 12.190,  sendo 59 casas destruídas, 10.676 pessoas desalojadas e 4.035 desabrigadas.  O número de mortos chegaou a oito. Os dados são computados de 13 novembro até hoje.

A recomendação da Defesa Civil é para que a população evite áreas com alagamentos e com risco de deslizamento de encostas, morros e barreiras. As condições climáticas no estado para amanhã quinta-feira (26), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) .são as mesmas verificadas hoje: chuvas de moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento em áreas isoladas no centro, sul e leste do estado.