Minc e Incra firmam protocolo de intenções para preservar áreas no sudoeste do Paraná

25/11/2009 - 14h10

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - Oministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o Instituto Nacional deColonização e Reforma Agrária (Incra) firmaram hoje (25), emQuedas do Iguaçu, sudoeste do Paraná, um protocolo de intençõespara recuperação ambiental das áreas de preservação permanente ereserva legal em 49 projetos de assentamento da região.

Mincvisitou as áreas onde a Polícia Federal realizou ontem(24) aOperação Tolerância Zero, que prendeu 15 pessoas e fechou 35madeireiras por extração e comercialização ilegal de madeira em11 municípios localizados nas regiões centro-oeste, sudoeste eoeste do Paraná.

“Umaquadrilha de criminosos se apoderou do assentamento para roubarmadeiras e cooptar agricultores. O assentado é um aliado na proteçãodo meio ambiente pois a relação que ele tem com a terra é derespeito”, disse Minc.

AOperação Tolerância Zero deve cumprir 29 mandados de prisãoexpedidos pela Justiça Federal em Cascavel.

“Dessetotal, 14 pessoas ainda não foram localizadas, dentre elas, doisvereadores da região”, informou à Agência Brasil oagente federal Marcos Koren, chefe de Comunicação Social da PF.

Depoisda assinatura, o ministro disse que os novos projetos de assentamentoseguem a linha da preservação ambiental e incluem novas modalidadescomo o Projeto de Assentamento Agroextrativista, o Projeto deDesenvolvimento Sustentável e o Projeto de Assentamento Florestal.

“Nessesentido, a reforma agrária que se está propondo pode ser o grandeprograma ambiental capaz de contribuir, efetivamente, para aconservação da sociobiodiversidade”.

Deacordo com a superintendente do Incra, Claudia Sonda, a reformaagrária é a grande aliada da recuperação ambiental do Paraná,pois, para a criação de projetos de assentamentos, é necessário ocumprimento da legislação ambiental.

“OIncra herda um passivo ambiental do latifúndio, especificamentequanto às áreas de reserva legal e de preservação permanente.Desta forma, o Incra assume o ônus da recuperação”, explicouCláudia.

Mincdisse que a ideia "é fazer com que haja o casamento entre areforma agrária e a ecologia”. Para isso, ele sugeriu que o Incrafaça um trabalho de plano de manejo com extensão rural no Projetode Assentamento (PA) Celso Furtado.

Oassentamento situa-se nas terras que faziam parte da Fazenda GiacometMarodin, em Quedas do Iguaçu. A área, com 82.600 hectares, foi omaior latifúndio contínuo da Região Sul do Brasil.

OPA Celso Furtado também fica sobre o maior reservatório de águadoce subterrânea do mundo – o Aquífero Guarani - e na BaciaHidrográfica do Rio Iguaçu, a maior do Paraná.