Lula diz que momento é propício para estabelecer diálogo entre países do Oriente Médio

23/11/2009 - 7h56

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Aocomentar as reuniões com líderes do Oriente Médio,o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (23) quesonha com “um jogo da paz” na região – seria a seleçãobrasileira contra um time misto de palestinos e israelenses.

No início do mês, o presidente de Israel, Shimon Peres, esteve noBrasil para uma visita de três dias. Já o líder daAutoridade Palestina, Mahmoud Abbas, chegou ao país na última sexta-feira (20). Hoje, Lula recebe o presidente do Irã,Mahmoud Ahmadinejad, e encerra a primeira etapa de um ciclo dearticulações em busca da paz no Oriente Médio –que começou no final do ano passado. ParaLula, o momento é propício para estabelecer o diálogo por conta da capacidade de negociação do governo brasileiro.

“Poucospaíses têm a primazia de, em 15 dias, receber opresidente Shimon Peres, o presidente Mahmoud Abbas e o presidenteAhmadinejad. São três países que estãoenvolvidos em conflito e que têm muita responsabilidade pelapaz no Oriente Médio”, disse, no programa semanal Cafécom o Presidente.

Lulalembrou que a divergência entre os três países é histórica. “Não adianta isolar aspessoas”, afirmou, ao destacar que é preciso estabelecer umapolítica séria de negociação para que sepossa acreditar que é possível estabelecer a paz naregião.

Opresidente confirmou sua visita a Israel, ao Irã e àPalestina em março do ano que vem e disse que aguarda apenasretorno dos três líderes para estabelecer uma data.“Tenho uma tese de que não é possível que nãose encontre um caminho para fazer a paz. Achamos que épreciso envolver outros países, outros atores, outrosnegociadores, para que a gente possa tentar discutir a paz deverdade.”

Ele pediu também que o Irã não seja deixado de lado nasnegociações de paz e cobrou da Organizaçãodas Nações Unidas (ONU) maior intervençãonos conflitos do Oriente Médio.