Justiça rejeita denúncia contra ex-procurador-geral da União

23/11/2009 - 18h10

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A JustiçaFederal de São Paulo rejeitou a denúncia oferecida peloMinistério Público Federal (MPF) contra o advogado daUnião Jefferson Carús Guedes. Há um ano, Guedes,que ocupava o cargo de Procurador-Geral da União pediuexoneração após reportagem do jornal o Estado deSão Paulo, que denunciava seu suposto envolvimento comformação de quadrilha.

De acordocom a sentença, "não há como prosperar adenúncia oferecida" contra Guedes. Aacusação é um desdobramento da OperaçãoPerseu, desencadeada pela Polícia Federal em dezembro de 2004,que investigava fraudes na Previdência Social.

O MPF emSão Paulo acusava o advogado de nomear servidores para cargosestratégicos na Procuradoria do Instituto Nacional doSeguro Social (INSS), da qual era procurador-chefe, para atenderobjetivos da suposta quadrilha. O grupo supostamente alteravaprocessos administrativos, excluía ou anulava débitosfiscais em benefício de terceiros.

A Justiçarejeitou a denúncia contra Guedes por falta de provas. Deacordo com a sentença, "da forma como foi apresentada aacusação, fica difícil a defesa do réu,por não ter nenhum elemento fático específicopara contestar ou negar". O MPF não recorreu e a decisãotransitou em julgado, sem mais possibilidade de recurso.