Morre ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta

21/11/2009 - 11h26

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O ex-prefeito de São Paulo,Celso Pitta, morreu às 23h50 de ontem (20), aos 63 ano, emdecorrência de câncer disseminado no intestino. Eleestava internado no Hospital Sírio-Libanês, em SãoPaulo, desde o dia 3 de novembro.

A luta do ex-prefeito contra doençateve início em janeiro. Em abril ele chegou a ser autorizadopelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) a cumprir pena emprisão domiciliar por causa da doença. Pitta havia sidocondenado por não pagar pensão alimentícia àex-mulher Nicéa Pitta.

No ano passado, o ex-prefeito foi presodurante a Operação Satiagraha da PolíciaFederal, acusado de envolvimento em crimes contra o sistemafinanceiro.

Também em 2008, o ex-prefeitohavia sido condenado pela Justiça federal de São Paulopelos crimes de desvio de verba pública e endividamento domunicípio, no episódio que ficou conhecido como escândalo dos precatórios, referentes ao períodoem que ele era secretário das Finanças da prefeitura de SãoPaulo, na gestão do então prefeito Paulo Maluf (PP-SP).

O velório ocorrerá apartir do meio-dia, na Assembleia Legislativa de SãoPaulo. O enterro está marcado para as 17h, no CemitérioGetsêmani.