Negros ainda são maioria nos serviços domésticos e na construção civil

20/11/2009 - 6h09

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O percentual de trabalhadores negros nos serviços domésticose na construção civil ainda é maior que o detrabalhadores brancos nas mesmas funções. De 2004 a2008, houve redução do número de trabalhadoresnegros nesses setores, mas a participação entre asraças ainda é desigual.

Relatórios regionais do Departamento Intersindical deEstatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), comdados de seis regiões metropolitanas do país (SãoPaulo, Belo Horizonte, Distrito Federal, Salvador, Recife e PortoAlegre) apontam percentuais maiores de trabalhadores negros em postosde trabalho de menor qualificação, em que as jornadascostumam ser mais intensas e os rendimentos menores.

Em São Paulo, o levantamento apontou redução dosnegros nos serviços domésticos, de 8,7% em 2004 para7,7% em 2008. No entanto, entre os trabalhadores brancos, opercentual de trabalhadores no segmento era de de 6% e caiu para 5,7%no mesmo período.

No Distrito Federal e em Porto Alegre, o percentual de negrosocupados no setor de serviços domésticos é odobro do número de brancos. No DF, 11,4% dos negros ocupadostrabalham em atividades domésticas, contra 5,6% entre osnão negros, por exemplo.

Na construção civil, a tendência ésemelhante, apesar da maior proximidade entre a participaçãode trabalhadores negros e não negros no setor. De todos osnegros ocupados na região metropolitana do Recife, porexemplo, 5,3% estão no segmento. Entre os brancos, opercentual é de 3,1%. Na capital gaúcha, os percentuaissão de 7,3% e 4,3%, respectivamente.