Funkeiros cariocas comemoram Dia da Consciência Negra com show num trem

20/11/2009 - 17h04

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O funk, que há cerca de dois meses ganhou dogoverno fluminense o status de movimento cultural, tomou conta hoje, no Dia daConsciência Negra, dos trilhos do sistema ferroviário da região metropolitanado Rio de Janeiro. Num feriado de sol e muito calor, cerca de 1.800 passageiroslotaram um trem sem ar condicionado da concessionária SuperVia, dançando ao somdo “batidão” do funk, da Central do Brasil à estação de Belford Roxo, naBaixada Fluminense.

O Trem do Funk copiou o molde do játradicional Trem do Samba, que há 13 anos reúne sambistas numa viagem da Estação Dom Pedro II, no centro da cidade, ao subúrbio de Oswaldo Cruz, todo dia 2 de dezembro. Depois da apresentação,num palco montado na Central do Brasil, o Trem do Funk tevesua partida anunciada pelo sambista Neguinho da Beija-Flor, e seguiu emvelocidade reduzida com destino a Belford Roxo. No caminho, houve paradas nas estações de Jacarezinho, Mercadão de Madureira e Pavuna para o embarque de vários grupos de funk.

Para o secretário estadual de Transportes,Julio Lopes, um dos incentivadores do Trem do Funk, a iniciativa tem o objetivo de promovercada vez mais a integração com a diversidade cultural do Rio. “O funk é umaforte manifestação genuína do Rio e agora ganha mais este espaço”, disse. Alémde dezenas de pessoas que promovem o  funk na cidade, aderiram à iniciativa alguns nomes de outrosgêneros musicais, como os sambistas Neguinho da Beija-Flor e Ivo Meireles e os integrantesdo grupo AfroReggae.