EBC adere à Agenda Ambiental na Administração Pública

19/11/2009 - 5h50

Gilberto Costa
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) assinou um termo de adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). A  A3P tem o objetivo de promover atividades que favoreçam o meio ambiente e a qualidade de vida no trabalho.O termo de adesão foi assinado pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e pela diretora-presidente da EBC, jornalista Tereza Cruvinel. Durante o evento, estiveram presentes representantes de cooperativas e de associações que já reciclam os resíduos sólidos da EBC por meio do Projeto Reciclar.

Iniciativa de responsabilidade social e ambiental desenvolvida pela Empresa Brasil de Comunicação, o Projeto Reciclar recolhe mensalmente das instalações da EBC, em Brasília, uma tonelada de papel, plástico e outros resíduos sólidos para reciclagem. O material equivale à preservação de 268 árvores e gera aos catadores  recurso equivalente à compra de 114 cestas básicas.

Minc elogiou a iniciativa e disse que a administração pública deve dar exemplo. “Cada vez que você separa o material que vai para a cooperativa, a energia que tem dentro do plástico, do papel, dentro do pano, dentro de tudo, é reaproveitada, há uma economia de emissão de gás carbônico”, explicou.

“A gente quer que a sociedade recicle, economize e reutilize. O exemplo tem que vir dos órgãospúblicos. A assinatura do termo com a EBC traz uma satisfação ainda maior por se tratar de uma empresa que mexe com a consciência de milhões de pessoas no Brasil”, disse Minc.

O ministro confirmou à Agência Brasil que espera até dezembro a aprovação, pela Câmara dos Deputados, da Lei dos Resíduos Sólidos. Segundo ele, ainda este ano o governo deverá isentar de pagamento de impostos a indústria dereciclagem.

“É preciso desonerar o reciclado”, defendeu Minc. “O que se tirou da rua para virar produto reciclável já pagou todos os impostos da vida Já pagou para ser extraído, transformado, transportado. Já pagou imposto demais. Quem vai lá e tira tem que ter imposto negativo, tem que ganhar um prêmio”, afirmou.

Para o ministro, a Lei dos Resíduos Sólidos também vai favorecer a reciclagem. “Isso vai estimular as cadeias de reciclagem, a formação de consórcios municipais de lixo e esgoto e a logística reversa”, disse, fazendo referência à devolução de embalagens, pilhas e detritos para serem recolhidos pelos produtores.

Em relação à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, prevista para o período de 7 a 18 de dezembro em Copenhague (Dinamarca), Carlos Minc comemorou o que chamou de “semirrecuo” dos Estados Unidos e da China, cujos governos estão afirmando que apresentarão números para estabelecimento de metas de redução da emissão de gás carbônico. O ministro disse que o Brasil será o país com a meta “mais arrojada” - a redução entre 36% e 39% de emissão.