Senado vota indicação de diplomatas e volta a adiar análise de adesão da Venezuela a Mercosul

18/11/2009 - 19h01

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Senado Federalaprovou hoje (18) os nomes de seis servidores do Ministério dasRelações Exteriores indicados pela Presidência da República paraocupar os cargos de embaixadores brasileiros em diversos países.

Ministro de primeira classe, odiplomata Mauro Luiz Lecker Vieira deixará a representaçãodiplomática brasileira na Argentina para assumir a embaixada nosEstados Unidos. Para seu lugar, foi indicado o atualsubsecretário-geral do Itamaraty, ministro de segunda classe EnioCordeiro, cujo nome também foi aprovado hoje.

Com 49 votos favoráveis contra 2contrários, os senadores aprovaram a indicação de Isabel Cristinade Azevedo Heyavert para chefiar a embaixada brasileira na Etiópia.Por 47 votos a 4, Haroldo Teixeira Valladão Filho foi aprovado paraa Embaixada do Brasil em Trinidad Tobago. Dois senadores abstiveram-sede votar. Isabel e Valladão Filho são ministros de segunda classe.

O plenário do Senado tambémaprovou Miguel Júnior Magalhães para chefiar a representaçãobrasileira na Federação de São Cristóvão e Nevei e de RenatoXavier, para a de São Vicente e Granadinas. As duas localidadesficam no Mar do Caribe.

Os senadores ainda aprovaram aindicação do juiz Augusto César Leite de Carvalho, do TribunalRegional do Trabalho da 20ª Região (SE), para o cargo de ministrodo Tribunal Superior do Trabalho (TST), antes que a ordem do diafosse encerrada. Com isso, a votação da adesão da Venezuela aoMercosul voltou a ser adiada.

Por sugestão do líder do DEM, JoséAgripino (RN), líderes partidários se reunirão amanhã (19) paradefinir uma agenda de votações até o recesso parlamentar de fim deano, daqui a quatro semanas. A nova data para a análise da adesão da Venezuela será marcada neste encontro.