Produção de petróleo da Petrobras aumenta 6,8% em outubro

17/11/2009 - 17h43

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A produção médiade petróleo da Petrobras no Brasil, em outubro, cresceu 6,8%na comparação com o mesmo mês do ano passado,atingindo a marca de 2 milhões e 708 barris/dia. Mas, emrelação a setembro, a produção apresentouestabilidade. Para a Petrobras, o resultado sinaliza para umaprodução sustentável de petróleo acima de 2 milhõesde barris diários.

Já a produçãode gás natural nos campos nacionais foi de 50 milhões e861 mil metros cúbicos, mantendo, em razão da demandareprimida, os mesmos níveis de outubro de 2008 e de setembrodeste ano.

De acordo com a empresa, com osdados da produção divulgada hoje (17), quando se levaem consideração os campos do Brasil e do exterior, aprodução total de petróleo e gás naturalda Petrobras atingiu a média diária de 2 milhões573 mil e 40 barris de óleo equivalente em outubro, um aumentode 5,4% sobre o mesmo mês de 2008 e praticamente estávelem relação a setembro deste ano.

A Petrobras também anunciou hoje mais uma descoberta de petróleo em Angola, na África. O novo poço é resultado dos trabalhos de prospecção realizados pelo consórcio formado pela Petrobras e a SociedadeNacional de Combustíveis de Angola, Sonangol (concessionáriado bloco).A descoberta foi feita a partir do PoçoManganês-01, perfurado no Bloco 18/06, em águasprofundas, localizado a 200 quilômetros da cidade de Luanda.