Petrobras anuncia descoberta de óleo leve na Bacia de Campos

17/11/2009 - 9h21

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Petrobras anunciou na noite de ontem (16) a descoberta de óleo leve em uma nova área produtora que se estende para o norte do Campo de Marimbá, na Bacia de Campos, na região do pós-sal. O volume recuperável de óleo é estimado em 25 milhões de barris.

“Esta nova descoberta aumentará em 27% o volume recuperável do Campo de Marimbá”, avaliou a estatal.

Segundo as informações da Petrobras, foi constatada a presença de óleo leve em reservatórios com espessura de 30 metros e com boas características de porosidade e permeabilidade.

O óleo tem 29 graus API – medida internacional de aferição da qualidade do petróleo, segundo a qual quanto mais alto o grau melhor e mais leve o óleo

A descoberta foi feita com a conclusão da perfuração de um poço exploratório de extensão (3-MA-32ª), em águas rasas, no norte fluminense.

A Petrobras atribuiu o “sucesso” da perfuração à “revisão do modelo geológico da área e da aplicação de novas técnicas de interpretação de dados sísmicos”. Como no local já existe infraestrutura de produção instalada, a previsão é que o novo poço seja interligado à plataforma P-8 e entre em produção até agosto do próximo ano – um prazo considerado relativamente curto.

Segundo a Petrobras, a descoberta é fruto da estratégia de intensificar a exploração de novas áreas produtoras próximas às unidades já instaladas, para aproveitar a capacidade das instalações existentes, diminuir custos de produção da companhia e agilizar a produção de novos volumes de óleo.