Otimismo do consumidor em novembro indica vendas aquecidas no final do ano, diz Fecomercio-SP

17/11/2009 - 19h45

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) medido pela Fecomercio-SP em novembro ficou praticamente estável, com variação de -0,7% em relação ao mês anterior. O índice registrou 153,1 pontos e permanece no patamar otimista - em uma escala que varia de 0 a 200 pontos. Em comparação com novembro do ano passado, a alta é de 15,5%.O economista da Fecomercio-SP, Thiago Freitas, disse que o resultado pode ser explicado pelo comportamento do salário mínimo e dos salários de muitas categorias que foram reajustados acima da inflação, assim como a evolução no mercado de trabalho e de programas de transferências de renda. “O resultado do ICC de novembro mostra que o consumidor paulistano mantém um grau de otimismo bastante elevado, pressupondo que o nível de atividade econômica encontrou clara rota de recuperação”.Segundo ele, as medidas governamentais de estímulo ao consumo, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de diversos produtos, também contribuíram para uma percepção mais positiva do consumidor, bem como a inflação controlada, que acaba preservando o poder de compra dos paulistanos.