Brasil melhora no ranking que mede corrupção

17/11/2009 - 13h01

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - OBrasil subiu cinco posições no ranking anual decorrupção divulgado hoje (17) pela TransparênciaInternacional. Apesar de ter passado do 80º lugar em 2008 para o75º neste ano, o relatório apontou que o paísainda é marcado por escândalos que envolvem impunidade ecorrupção política.

Namesma colocação brasileira aparecem a Colômbia,o Suriname e o Peru – todos com 3,7 pontos. Nas Américas, um total de 21 dos 31 países receberam pontuaçãoinferior a 5, o que, de acordo com a TransparênciaInternacional, indica “sérios problemas de corrupção”na região.

Nogrupo de países americanos com mais de 5 pontos, o Canadápermanece como líder, além de integrar os dez Estadoscom os menores índices de corrupção em todo omundo. O Chile, o Uruguai e a Costa Rica são osúnicos da América Latina a integrarem a lista com maisde 5 pontos.

O Haiti aparece mais uma vez como o último no rankingdas Américas – apesar de ter passado de 1,4 ponto em 2008para 1,8 neste ano. Também registraram baixa pontuaçãoa Bolívia, a Nicarágua, Honduras e o Paraguai. Já apresença da Argentina e da Venezuela no grupo com menos de 5pontos, segundo o documento, é vista como um indicativo de quea corrupção não é presençaexclusiva em países pobres.

Orelatório acrescenta que jornalistas da América Latina,em particular, enfrentam um ambiente de restrições"crescentes”, com a aprovação de legislaçõesdestinadas a “silenciar” a cobertura crítica, limitando aliberdade de imprensa e dificultando a divulgação depráticas de corrupção.

Noranking geral de países, a Nova Zelândia apareceem primeiro lugar com 9,4 pontos, seguida pela Dinamarca, com 9,3pontos, e por Cingapura, com 9,2 pontos.