Aposentados são impedidos de acompanhar votações na Câmara

17/11/2009 - 17h58

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Cerca de 100 aposentados e pensionistas do Instituto Nacionaldo Seguro Social (INSS) foram impedidos de ter acesso às galerias daCâmara dos Deputados para acompanhar a sessão de hoje (17). Osseguranças da Casa formaram um cordão de isolamento e permitiramque somente um grupo de 20 aposentados subisse às galerias.

De acordo com o diretor do Departamento de Polícia da Câmara,Valério da Silva, os aposentados foram impedidos de ter acesso aoplenário devido ao comportamento deles durante a sessão do últimodia 4. Hoje, os manifestantes de agruparam em frente à escada que dáacesso ao Salão Verde, onde gritavam palavras de ordem e fizeram umapitaço.

Naocasião, os aposentados cantaram o Hino Nacional e se manisfestaramcontra todas as vezes em que parlamentares da base do governo subiamà tribuna para falar contra o projeto de lei que iguala o reajustedas aposentadorias ao dado ao salário mínimo. Pelo RegimentoInterno da Câmara, as pessoas que acompanham as sessões da Casa sãoproibidos de se manifestar.

“APresidência acatou nossa sugestão de impedir que eles fossem àtribuna devido ao comportamento que tiveram. Hoje, houve ameaça àintegridade física de alguns parlamentares”, justificou Valério àAgência Brasil.

Segundoo presidente da Federação dos Aposentados e Pensionistas de MinasGerais, o motivo para que os aposentados fossem impedidos de subir àsgalerias é a possibilidade de o deputado Fernando Coruja (PPS-SC)apresentar requerimento pedindo a votação do projeto de interessedos aposentados.

Aaposentada Ana Lúcia da Silva Domingues veio de Belo Horizonte paraacompanhar a votação do projeto de lei que iguala o reajuste dosbenefícios do INSS ao concedido ao salário mínimo. Para ela, aatitude da direção da Câmara é antidemocrática. ”Eles queremdeixar subir apenas 20. Não vamos aceitar isso. Estamos todos namesma lula”, disse.