TSE autoriza mais oito cidades a registrar impressões digitais e fotos de eleitores

16/11/2009 - 18h50

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou mais oito cidades brasileiras a realizar o chamado recadastramento biométrico, registrando as impressões digitais e a foto das pessoas aptas a votar. Com isso, chega a 51 o número de municípios onde o novo sistema de identificação do eleitor será usado nas eleições de 2010.

Das oito localidades, quatro ficam em Alagoas: Barra de Santo Antônio, Chã Preta, Jaramataia e Poços das Trincheiras. As outras cidades são Bujari, no Acre, Capanema, no Pará, Candeias do Jamari, em Rondônia, e Pedro Avelino, no Rio Grande do Norte.

Segundo o TSE, mais de 1 milhão de moradores das 51 cidades deverão se recadastrar. Para isso, eles têm que comparecer aos locais definidos pela Justiça Eleitoral, nos dias predeterminados, levando documento de identidade e comprovante de residência.

As outras 43 cidades são: Rio Largo, Branquinha, Igaci, Quebrângulo, São Miguel dos Milagres, Coité do Nóia e Maribondo, em Alagoas; Ferreira Gomes, no Amapé; Pojuca, na Bahia; Eusébio, no Ceará; Viana e Castelo, no Espírito Santo; Hidrolândia, em Goiás; Paço do Lumiar  e Raposa, no Maranhão.

Também passarão pelo recadastramento biométrico os eleitores de São João Del Rei, Pará de Minas, Curvelo e Ponte Nova, em  Minas Gerais; Pedras de Fogo e Cabedelo, na Paraíba; Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Rio Formoso e  Tamandaré, em Pernambuco; Piracuruca , no Piauí; Balsa Nova, no Paraná; Macau, Guamaré, Caraúbas, Alexandria, Pilões e João Dias, no Rio Grande do Norte.

Por fim, passarão pelo recadastramento os eleitores das cidades de Canoas, no Rio Grande do Sul; Barra dos Coqueiros, em Sergipe; Nuporanga, em São Paulo; Pedro Afonso,  Alvorada,  Bom Jesus do Tocantins, Rio Sono, Talismã, Santa Maria do Tocantins e Figueirópolis, no Tocantins.