Países ricos consideram fora da realidade acordo sobre mudanças climáticas em Copenhague

16/11/2009 - 8h49

Da Agência Brasil

Brasília - Líderespolíticos da Ásia, da Europa e dos Estados Unidosconsideraram fora da realidade a hipótese de assinatura de umacordo internacional sobre mudanças climáticas emCopenhague (Dinamarca). O anúncio foi feito ontem (15), emCingapura, pelo conselheiro da delegaçãonorte-americana, Mike Froman. As informações sãoda agência portuguesa Lusa.

Ontem,o primeiro-ministro da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, reuniu-se com19 líderes de nações que fazem parte daCooperação Econômica Ásia-Pacífico(Apec), além do presidente norte-americano, Barack Obama, e dopresidente chinês, Hu Jintao.

Durantea Conferência das Nações Unidas sobre MudançasClimáticas – marcada para dezembro em Copenhague –, os 192países-membros da Organização das NaçõesUnidas (ONU) devem chegar a um consenso sobre o novoacordo global para complementar o Protocolo de Quioto pós-2012.

Anegociação – que está travada – visa a ampliar metasobrigatórias para os países ricos, incluir os EstadosUnidos no regime de controle de emissões de gases de efeito estufa edefinir compromissos mais efetivos para grandes emissores emdesenvolvimento, como o Brasil, a China e a Índia.