Programa de coleta seletiva de município fluminense será levado a todo o estado do Rio

14/11/2009 - 0h13

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A divulgação de ações e noções sobre direitos humanos é o principal objetivo do seminário Lixo e Associativismo, destinado aos catadores de materiais recicláveis do estado do Rio de Janeiro, aberto hoje (14) em Mesquita, na Baixada Fluminense. O evento é promovido pela Defensoria Pública dos Direitos Humanos do estado em parceria com a prefeitura, cujo programa de coleta seletiva solidária é considerado referência no país.

A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, disse à Agência Brasil que a experiência de Mesquita com os catadores já está sendo levada para o resto do estado. “É uma categoria que precisa ser melhor organizada, ter as cooperativas devidamente legalizadas para que possamos tornar a atividade dos catadores uma atividade de geração real de emprego e de renda.”

Para isso, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) coordena um programa de  capacitação de gestores públicos para a coleta seletiva. No curso, a experiência de Mesquita está sendo passada  aos gestores municipais.

O programa envolve a implementação de quatrocentros de triagem, além de três cooperativas e de coleta seletiva em 7mil casas do município e nos órgãos públicos locais.