Procon do Rio diz que consumidores lesados por blecaute devem procurar distribuidoras de energia

12/11/2009 - 17h11

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O subsecretário estadual de Direitos do Consumidor do Rio de Janeiro, José Teixeira Fernandes, disse hoje (12) que os consumidores que tiveram equipamentos elétricos danificados, durante a falta de energia da última terça-feira (10), devem procurar, primeiro, as empresas distribuidoras de energia, para tentar um acordo. Só depois eles devem procurar o órgão de defesa do consumidor.Fernandes explicou que o Procon só deve ser acionado caso os consumidores não consigam chegar a um acordo com a distribuidora de energia. No caso do Rio a Light ou a Ampla. “Ele vem aqui, faz essa reclamação, e nós iremos intimar a empresa concessionária de energia elétrica para uma audiência em que estarão consumidor e fornecedor. O consumidor será assistido nessa audiência por um advogado do Procon”.O subsecretário disse que o consumidor também pode exigir da concessionária indenizações por danos morais ou por outros prejuízos. Mas, nesses casos, é preciso recorrer à Justiça.Para entrar em contato com o Procon, o consumidor pode ligar para o telefone 151. Por meio da central telefônica, será possível conhecer o posto de atendimento mais próximo de sua residência e os documentos necessários para iniciar uma reclamação.