Anvisa é primeiro órgão público a lançar Carta de Serviços

12/11/2009 - 17h03

Da Agência Brasil

Brasília - Apartir de hoje, o consumidor terá uma nova ferramenta paraesclarecer dúvidas no que se refere àsinspeções realizadas pela Agência Nacional deVigilância Sanitária (Anvisa). Trata-se da Carta de Serviços lançadahoje (12), na sede da instituição em Brasília.O Decreto nº 6.932, de 11 de agostode 2009, estipula que todas as instituiçõespúblicas federais elaborem uma carta de serviço cominformações que esclareçam o público emrelação às atividades prestadas, aos compromissos epadrões de qualidade de atendimento populacional. A Anvisa foi o primeiro órgão público a aderir à iniciativa.

A chefe da Assessoria de Planejamento da Anvisa, Haley Almeida, afirma que o documento éuma forma de sociabilizar a informação ao público.

“Olançamento desta carta é uma maneira de buscarmelhorias e contribuir para mudanças na administraçãopública. Nós, da Anvisa, sabemos cuidar de nossasinspeções em qualquer aspecto, seja produto ou serviço.A partir desse manual teremos um novo canal direto para atuar com o nosso público”, declara.

Odiretor presidente da Anvisa, Dirceu Raposo, relata que a cartilhafoi consolidada a partir do trabalho que a instituiçãoproduz.

"O conteúdo foi construído internamente, mas observando a interlocução dos trabalhos externos, as experiências das agências e as demandas que chegam a nós. Com isso, foi possível criar um documento claro e objetivo para atender às necessidades do público", destaca o diretor presidente.

Os servidores da Anvisa e de outras instituições que estiveram no evento de lançamento do documento receberam uma Carta de Serviços. A previsão é que o material esteja disponível no site da Anvisa a partir de amanhã (13).