Lula diz que “novo Brasil” é mais maduro e tem reconhecimento internacional

09/11/2009 - 8h08

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Aocomentar a viagem à Inglaterra na semana passada, opresidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (9) que oBrasil está mais "maduro" e responsável, capaz deconsolidar uma macroeconomia com estabilidade, geraçãode empregos e distribuição de renda. “Esse novoBrasil é reconhecido internacionalmente”, ressaltou.

No programa semanal Café com o Presidente, eledestacou que o interesse das empresas estrangeiras eminvestir no país é reflexo de uma economia “saudável,estável, e promissora”.

“Ofato de o Brasil ter saído tão bem dessa crisefinanceira mundial é mais uma demonstração danossa força. Muitos países ainda sofrem com asconsequências da crise. Nós, aqui, jásaímos”, destacou, ao citar o crescimentio da indústria,do Produto Interno Bruto (PIB) e da massa salarial brasileira.

Sobreo prêmio que recebeu durante a visita – concedidopela Chatham House como forma de reconhecimento pela atuaçãonas relações internacionais e na conduçãoda política econômica e social – Lula insistiu que toda a sociedade brasileira acreditou queera possível controlar a crise. Para ele, o prêmio dá visibilidade ao Brasil perante os demais países que começam a ter maisconfiança para investir aqui.