Serviço do BC tira dúvidas sobre portabilidade de crédito

06/11/2009 - 18h51

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A exemplo da “portabilidade numérica”, que permite ao cidadão escolher aprestadora de serviço celular que mais lhe convenha, mantendo omesmo número, existe no Sistema Financeiro Nacional (SFN) a“portabilidade de crédito”, que possibilita a mudança de saldodevedor de empréstimos e financiamentos entre bancos.Pouca gente, porém,tem conhecimento da existência dessa opção. Razão pela qual oBanco Central incluiu serviço de “tira dúvidas” sobre ofuncionamento da portabilidade de crédito em sua central deatendimento pelo telefone 0800-9792345. O interessado pode aindapedir esclarecimentos pelo endereço eletrônico do BC, nolink fale conosco.A portabilidade decrédito está acessível ao público desde 2006 e demonstrou quefunciona bem. Agora, o governo quer popularizar a operação, de modoa estimular a concorrência entre instituições financeiras, comconsequente redução de custos para o correntista. A começar pormenor cobrança do spread (diferença entre a taxa que o bancopaga na captação de dinheiro dos clientes e o juro que cobra naconcessão de crédito).A operação consistena migração do saldo devedor entre o banco que fechou o contratoinicial e uma instituição que ofereça taxas mais baixas nanegociação. Compete ao segundo banco fazer transferênciaeletrônica do dinheiro para quitar o saldo devedor do clientecooptado, sem cobrança de tarifa, e o beneficiário fica devedor dobanco que lhe ofereceu melhores condições contratuais.O consultor financeiroConrado Navarro adverte, contudo, que o cliente deve ficar atento aosdetalhes da portabilidade. Além dos custos da operação em si, elelembra que muitos empréstimos e financiamentos estipulam tarifaspara casos de liquidação antecipada, e nem sempre o correntista éinformado a respeito. Ele diz ainda que também devem ser analisadasquestões de ordem burocrática na contratação, como o acesso àinformação.