PF faz operação para prender 29 acusados de tráfico internacional de drogas

06/11/2009 - 13h47

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - APolícia Federal começou hoje (6), em dez cidades, a OperaçãoSão Cristóvão para combater o tráficointernacional de drogas. Ao todo, 160 policiais cumprem 29 mandadosde prisão temporária, 35 de busca e apreensão e12 de condução coercitiva, que ocorre quando a pessoaé forçada a prestar depoimento.

Osmandados serão cumpridos nas cidades de Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis, Tangará daSerra, Primavera do Leste, em Mato Grosso, de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, na capital paulista e nos municípios paulistas de Américo de Campos, Lavígnia ePracinha.

Deacordo com a PF, as investigações começaram noano passado e já levaram à apreensão de mais de230 quilos de cocaína em pelo menos sete episódiosdiferentes. Foi identificado em Cuiabá um empresárioque atuava como o líder de uma quadrilha do narcotráficointernacional e também na receptação de carretasroubadas e enviadas à Bolívia.

Outrosmembros da quadrilha abriam empresas também de fachada nopróprio nome e em nome de parentes. A investigaçãocontou com o uso de escutas telefônicas autorizadas pelaJustiça, vigilância dos suspeitos e do cruzamento deinformações obtidas nos flagrantes de tráfico.

Ospresos serão indiciados por tráfico internacional deentorpecentes, associação para o tráfico ereceptação de carretas. A PF destacou que outros crimesdecorrem da ação do tráfico e que hásuspeita da ação de servidores públicos por meiode esquemas para a liberação de veículos ecarretas apreendidos por suspeita de adulteração.