Governadores do Nordeste pedem reunião com Lula para manifestar apoio à Emenda da Saúde

06/11/2009 - 17h29

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Apósreunião com o ministro da Saúde, José GomesTemporão, governadores de estados do Nordeste decidiram, por unanimidade, pedir uma audiência com opresidente Luiz Inácio Lula da Silva paramanifestar apoio à regulamentação da EmendaConstitucional nº 29, a Emenda da Saúde.

Otexto fixa os percentuais mínimos a serem investidosanualmente na área de saúde pela União, porestados e por municípios. De acordo com nota doMinistério da Saúde, os governadores devem pedirainda um aporte emergencial de recursos para o Sistema Únicode Saúde (SUS) para o próximo ano.

Temporãose reuniu com oito governadores – o único que não estava presente era o governador da Bahia, Jacques Wagner. Durante o encontro, o ministro expôso aumento de repasses desde 2007 para procedimentos como exames ecirurgias. Entre os dados apresentados, um estudo do InstitutoBrasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, naInglaterra, 85% dos gastos totais em saúde são públicos,enquanto no Brasil o percentual é de apenas 37%.

Outrodado apresentado mostra que são gastos R$ 640 per capita,em média, no SUS. Já o gasto médio dasfamílias que têm planos e seguros de saúde chegaa R$ 1,4 mil, em média, embora tenham uma cobertura menor quea oferecida pela rede pública.