PDVSA lança ao mar seu primeiro petroleiro construído no Brasil

03/11/2009 - 21h22

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Petróleos da Venezuela (PDVSA) lançou ao mar, hoje (03), a sua primeira embarcação construída no Brasil. Batizado de Abreu e Lima, o navio foi construído no Estaleiro Ilha (EISA), na Ilha do Governador, no Rio. O navio tem o mesmo nome da refinaria que a estatal venezuelana de petróleo e a Petrobras estão construindo em Pernambuco.

O petroleiro tem 182 metros de comprimento e capacidade para transportar 340 mil barris de derivados de petróleo. O navio será usado nas operações da Refinaria Abreu e Lima.

Segundo informações da PDVSA, a embarcação integra o plano de renovação da frota da companhia, que prevê  investimento de cerca de US$ 130 bilhões no setor energético, entre prospecção, produção, refino e distribuição de petróleo, nos próximos cinco anos.

De acordo com a estatal venezuelana, até 2014, o Brasil terá construído um total de dez embarcações da PDVSA, sendo oito do tipo Panamax, para transporte de óleo bruto através do canal do Panamá e duas para transporte de derivados de petróleo. “A compra das embarcações é responsável pela geração de aproximadamente 16 mil empregos na indústria naval do Rio de Janeiro”, informou a empresa.

Na avaliação da PDVSA, o processo consolida a interação bilateral Brasil-Venezuela em matéria de transporte marítimo, que impulsionará o intercâmbio de conhecimento em tecnologia para construção de navios. Em 2009, a Venezuela foi responsável por 18% do superávit da Balança Comercial do Brasil, ainda segundo informações da PDVSA.

A solenidade contou com as presenças do diretor-executivo da PDVSA, Marco Malave, do presidente da Refinaria Abreu e Lima, Marcelino Guedes, do cônsul-geral da Venezuela, Edgar Gonzalez Marinho, e do governador de Alagoas, Teotônio Vilela.