Pecuaristas vacinarão 160 milhões de animais contra febre aftosa em novembro

02/11/2009 - 16h14

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Maisde 160 milhões de bovinos e bubalinos devem ser vacinadoscontra a febre aftosa em novembro. Essa é a estimativa doMinistério da Agricultura (Mapa) para a segunda etapa dacampanha nacional de 2009, que será realizada este mês em 18 estados eno Distrito Federal.

Ospecuaristas terão 30 dias para aplicar as vacinas nosseguintes estados: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo,Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, MinasGerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, RioGrande do Sul, São Paulo, Sergipe e Tocantins, assim como noDistrito Federal. No Amapá, a vacinação deveocorrer até o dia 15 de novembro.

Apesarda doença não afetar seres humanos, a febre aftosa éum dos principais fatores levados em conta no fechamento de acordoscomerciais de exportação e importação decarne. Além de Santa Catarina, que desde maio de 2007 éreconhecida como área livre de aftosa sem vacinação,os demais estados do Sul e todos do Centro-Oeste e do Sudeste, maisRondônia, Acre, Tocantins, Bahia,Sergipe, Rio Grande do Sul, Paraná e a maior parte do Paráreceberam o status de área livre com vacinação da Organização Mundial de SaúdeAnimal (OIE),

NoBrasil, de acordo com o Mapa, são criados cerca de 200 milhõesde bovinos e 1 milhão de búfalos, sendo que 89% delesestão em áreas livres de aftosa. O país éo maior exportador mundial de carnes, mas ainda não consegueexportar para vários países por conta da doença.Por isso o governo trabalha para erradicá-la em todo oterritório, o que pode ocorrer, de acordo com a previsãodo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, até o fim dopróximo ano.