Lula quer que prefeitos formem cooperativas para catadores de material reciclável

02/11/2009 - 8h58

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva fez hoje (2) um apelo aosprefeitos de todo o país para que formem cooperativas paracatadores de material reciclável. “Se um prefeito qualquerresolver tirar 200, 300 pessoas que estão na cataçãopara colocar um empresário, o que vai acontecer? No lugar dedar salário para 300 pessoas, dá lucro apenas parauma”, disse.

Emseu programa semanal Café com o Presidente, elecomentou a visita ao Congresso dos Catadores de MateriaisRecicláveis no Brasil. Lula garantiu, sem especificar emquanto tempo, que os catadores terão acesso a carrinhoselétricos que auxiliem no trabalho nas ruas.

“Essaspessoas estão fazendo um benefício extraordináriopara a sociedade porque elas catam todo tipo de material reciclável,de uma folha de papel a uma caixa de papelão, uma garrafa pet,uma bateria velha, um computador velho. O que eles perceberem que tempossibilidade de ser reciclado e ser recolocado no mercado, elesestão fazendo”, afirmou.

Opresidente lembrou que o governo já enviou uma lei aoCongresso Nacional na tentativa de regulamentar a profissãodos catadores de material reciclável. A expectativa, segundoele, é de que o texto seja aprovado “logo”.

“Quandoeu vejo pessoas que trabalham na catação com o orgulhoque eu vi naquele congresso, só posso admitir que efetivamenteo Brasil está mudando de cara”, afirmou.

Aindade acordo com Lula, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômicoe Social (BNDES) vai disponibilizar, nos próximos dois anos,R$ 225 milhões para ajudar os catadores na construçãode galpões de reciclagem.