Dia Mundial contra a Pneumonia: doença mata uma criança a cada 15 segundos

02/11/2009 - 10h59

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Noprimeiro Dia Mundial contra a Pneumonia – lembrado hoje (2) – umprojeto conhecido como Aliança Gavi quer vacinar 130 milhõesde crianças, sobretudo em países pobres, até2015. O alerta está no fato de a vacina contra a doençaexistir desde o ano 2000, mas estar disponível apenas em paísesricos.

“Apesarde sua esmagadora presença, pouca atenção efinanciamento são dados à pneumonia. A forma maisefetiva de prevenir as mortes pela doença éprovidenciar o fácil acesso a vacinas eficazes e acessíveis”, diz o texto do projeto, que vai precisar de R$ 4 bilhões até 2015para implementar a ação.

Dados daparceria – que inclui a Organização Mundial da Saúde(OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância(Unicef) – indicam que uma criança morre a cada 15 segundosvítima da doença, sendo que 98% das mortes sãoregistradas em países pobres.

De acordocom a Aliança Gavi, a pneumonia é uma inflamaçãosevera dos pulmões, geralmente provocada por uma infecção. A doença é responsável por uma em cada quatromortes de crianças – mais do que as mortes provocadas pelaaids, pela malária e pelo sarampo  juntos. Todos os anos,aproximadamente 1,8 milhão de crianças com menos de 5anos morrem vítimas de pneumonia.

Desde2001, a parceria providencia fundos para introduzir a vacina em 59países, com resultados “espantosos” em localidades comoUganda, Bangladesh e Quênia. “Chegamos perto de eliminar adoença”.

Aestratégia traçada pela Aliança Gavi inclui a introdução de uma vacina contra o rotavírus,doença que causa diarreia e que aparece com altosníveis de mortalidade infantil em 44 países. Segundo oprojeto, a combinação de ambas as vacinas poderiasalvar a vida de 11 milhões de crianças até2030.

De acordocom a parceria, não será possível que o mundoalcançe uma das Metas do Milênio –  a deredução de dois terços das mortes de criançascom menos de 5 anos até 2015 – sem a adoção demedidas de imunização.